terça-feira, 28 de julho de 2009

Dica do leitor - O Apanhador No Campo De Centeio



Lançado em 1951, o apanhador no campo de centeio é considerado o melhor livro de J. D. Salinger. Conta a historia de um garoto, Holden Caulfield, de 16 anos que foi expulso de um colégio para garotos, e que por disso decide fugir de lá antes da data prevista. Realmente o que tornou o livro um clássico da literatura americana não foi seu enredo, afinal, é apenas a historia de um fim de semana de Holden. Esse sim, o grande responsável por fazer de O Apanhador no Campo de Centeio “o livro que inventou uma geração” (M. A. Bart). Holden é um adolescente. E apresenta todos os “sintomas” dessa fase da vida: a busca insaciável da identidade e da personalidade que lhe seja própria; a reformulação dos valores adquiridos até então; um comportamento negativo (que no livro é o exagero que ele faz do cigarro e da bebida alcoólica, além do pessimismo em relação a tudo.); o inconformismo (com tudo!)... Enfim, todas aquelas características possíveis de identificar nos jovens de hoje.

Então, porque ler O Apanhador? Simples: “Foi a primeira vez na literatura americana (ou mesmo na mundial) que o universo próprio dos jovens foi estudado a fundo e exposto de maneira absolutamente natural, sem nenhuma pretensão ou didatismo. As idéias, conceitos, bobeiras, burrices, enfim, toda a loucura de ser jovem, nunca tinham sido traduzidos de uma maneira tão profundamente sintonizada com a realidade.”(Bart)

Vale acrescentar mais três informações: o livro é narrado em primeira pessoa, o que aproxima o leitor do personagem (como se Holden estivesse conversando com o leitor); o assassino de John Lennon disse em uma entrevista que o livro teria o influenciado (!); e para os que já leram, no Orkut existem varias comunidades sobre o livro, onde seus membros fazem observações e brincadeiras, como responder a inúmeras pergunta à moda de Holden Caulfield ou comentar a linguagem “infernal” do personagem.

Renan Marcel

________________

Quer indicar algum livro? Mande e-mail para livrariaadeptus@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário